Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em seu país, mas temos muitos outros para você aqui

Como cuidar da pele em cada fase da vida

Beleza
Como cuidar da pele em cada fase da vida
Beleza
Como cuidar da pele em cada fase da vida
Thinkstock

Conhecendo as mudanças pelas quais sua pele passa em cada fase da vida, você pode encontrar a forma ideal de protegê-la e tratá-la. Confira abaixo como cuidar da pele de acordo com sua idade.

É preciso derrubar o mito de que podemos deter o envelhecimento. Independentemente de produtos e tratamentos, sua pele passará por mudanças que você não vai conseguir evitar por completo. Mas não se desespere: as marcas do tempo serão menos visíveis se você seguir algumas dicas para manter uma pele saudável, seja qual for a sua idade.

Perda da elasticidade da pele pode ocorrer pela idade ou por efeito de exposição ao sol

O envelhecimento da pele pode ocorrer no interior da derme ou na superfície. No primeiro caso, o colágeno está sendo produzido em menor quantidade e a elastina – que confere elasticidade à pele – perde seu efeito. Isso pode acontecer tanto pela idade como pelos danos precoces causados pelos raios UV. Além disso, os glicosaminoglicanos – que mantêm a umidade da pele – perdem sua eficácia ao longo dos anos, fazendo com que a pele resseque tanto por dentro como por fora.

O que acontece aos 30?

Nunca é tarde para começar a cuidar da pele, e você pode ajudá-la adotando hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, parar de fumar e usar protetor solar diariamente. Se você já fez 30 anos, é provável que tenha notado o surgimento de algumas linhas de expressão em seu rosto, bem como manchas de pigmentação e outros sinais de envelhecimento.

Como cuidar da pele em cada fase da vida

Crédito: Thinkstock

Para aliviar as marcas do tempo, é aconselhável comer alimentos ricos em antioxidantes. As uvas e as nozes são excelentes fontes dessas substâncias, assim como o chocolate amargo e o vinho tinto – sempre com moderação. A esfoliação também se torna mais importante nessa fase e é indicada duas ou três vezes por semana.

Outro hábito essencial a partir dos 30 anos é a hidratação: com a idade, a pele vai perdendo a elasticidade por falta de colágeno, sobretudo ao redor dos olhos. Você pode aliviar o processo usando cremes hidratantes e anti-idade.

E aos 40?

A partir dos 40 anos, a pele se torna mais fina e você começa a notar o surgimento de vasinhos. Como já citamos, isso se deve à falta de umidade e à menor produção de colágeno e elastina, que reduzem a firmeza da pele. Se você nunca tomou muito cuidado com o sol, as marcas do fotoenvelhecimento, como manchas e sardas, começam a ficar visíveis.

Dieta rica em vitaminas ajuda a tratar das camadas mais profundas da pele

Sem limpeza e hidratação constantes nessa fase, os poros podem ficar obstruídos e facilitar o surgimento de cravos. A esfoliação também é fundamental. Entre os produtos indicados, procure cremes à base de retinol e fórmulas que ativam a produção de colágeno e elastina. Você também pode recorrer peelings, mas não exagere.

Para cuidar também das camadas mais profundas da pele, mantenha uma dieta que inclua todas as vitaminas e nutrientes necessários: aminoácidos, glucosamina, vitaminas B6, A, C, D e E.

E aos 50?
Como cuidar da pele em cada fase da vida

Crédito: Thinkstock

Como cuidar da pele em cada fase da vida

Crédito: Getty Images

Nessa fase começa a verdadeira batalha. Durante a menopausa, as alterações hormonais provocam rugas mais pronunciadas e a pele fica mais seca e flácida, especialmente ao redor do maxilar e dos olhos. As linhas do rosto se tornam mais visíveis devido à perda da gordura subcutânea e ao ressecamento. Os danos da exposição ao sol também são mais aparentes.

O local mais afetado por essas mudanças é o contorno dos olhos, que costuma exibir sinais de cansaço. Como é a região do rosto que exige mais atenção, é aconselhável aplicar cremes firmadores. Os hidratantes ajudam a manter a pele fresca, sobretudo os com vitamina A e E.

Se você ainda não tem o hábito, a esfoliação deve se tornar uma rotina. Acrescentar alimentos como batata, cenoura e laranja à sua dieta também ajudará a restaurar o colágeno e recuperar a firmeza da pele.

Lembre-se: em qualquer idade, a hidratação, a esfoliação, a proteção solar e uma boa alimentação são fundamentais para a saúde da sua pele.

Comentários Ver mais comentários