Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em seu país, mas temos muitos outros para você aqui

Etiqueta no casamento: dicas de David Tutera

Beleza
Etiqueta no casamento: dicas de David Tutera
Beleza
Etiqueta no casamento: dicas de David Tutera
Divulgação
Organizar um casamento pode ser uma experiência extremamente estressante sem a ajuda de um especialista. São tantos detalhes que, às vezes, a etiqueta e o protocolo ficam em segundo plano.

Para evitar que isso aconteça e garantir que sua festa de casamento seja não só divertida, mas glamorosa, David Tutera, o visionário planejador da série Casamento dos Sonhos, exibida pelo Discovery Home&Health, ajuda diversas noivas a realizar o casamento de seus sonhos com dicas valiosas. Confira neste artigo seus melhores conselhos sobre etiqueta no grande dia.

Etiqueta no casamento: dicas de David Tutera

Crédito: Thinkstock


Etiqueta à mesa

A primeira dica de Tutera para Jennifer Coppola, a noiva do primeiro episódio de Casamento dos Sonhos, é manter os cotovelos fora da mesa. Os talheres devem ser utilizados sempre de fora para dentro, dependendo do primeiro prato. Durante as pausas feitas para repor cada prato, os talheres nunca devem tocar a mesa. Quando terminar de comer, devem ser colocados paralelamente sobre o prato. Isso indica ao garçom que ele já pode retirá-lo. Outros pontos importantes durante o jantar são manter a postura ereta, nunca inclinada sobre a mesa nem na ponta do assento, e não bater os talheres no prato.

Noivas fumantes

Se você tiver o hábito de fumar, David Tutera recomenda que evite durante a festa ou o faça de forma reservada. “Ninguém quer ver uma noiva em um vestido incrível, no dia mais especial de sua vida, com um cigarro na boca. A aparência da noiva é tudo.”

O brinde
Etiqueta no casamento: dicas de David Tutera

Crédito: Thinkstock

Este é um momento da festa com regras bem definidas. Segundo Tutera, não se deve fazer mais do que quatro brindes ao longo da noite. Embora pareça restritivo, em muitas festas os brindes vêm acompanhados de discursos e copos que se esvaziam rápido demais. Procure dar um intervalo de meia hora a 45 minutos entre cada brinde.

Já os discursos não devem durar mais do que quatro minutos. Geralmente, os primeiros homenageados são os financiadores do casamento (tradicionalmente, os pais da noiva); em seguida, os pais do noivo, e finalmente, um brinde para as madrinhas e outro para os padrinhos.

Para encerrar e dar um toque especial à festa, Tutera aconselha que os noivos ergam um quinto brinde para agradecer aos convidados logo depois de cortar o bolo. Esse momento também indica que os convidados podem ir embora, se quiserem.

No terceiro episódio de Casamento dos Sonhos, Wanda Ortiz, uma noiva que sonhava em ter um casamento ao estilo de South Beach, aprendeu que é importante segurar a taça pela base, falando lentamente, sem deixar nenhuma frase inacabada, e olhando nos olhos de cada convidado.

Antes disso, é importante que o casal pratique o brinde na frente de um amigo ou parente que possa lhes dar uma opinião útil e sincera. Seu discurso deve ser gentil, curto e sofisticado. O brinde deve ser agradável, divertido e memorável, mas nunca embaraçoso. Por isso, é melhor deixar de fora anedotas e piadas que só alguns convidados podem entender.

Interação com os convidados
Etiqueta no casamento: dicas de David Tutera

Crédito: Thinkstock

Além de aproveitar a festa ao máximo, é tarefa dos noivos ser bons anfitriões e garantir que os convidados se sintam confortáveis.

Para isso, leve os seguintes aspectos em consideração:

Fila dos cumprimentos: geralmente, os cumprimentos acontecem entre a cerimônia (seja civil ou religiosa ) e a recepção. É o momento perfeito para os noivos terem um contato mais próximo com cada convidado.

Passar pelas mesas: o casal deve passar por cada uma das mesas dos convidados logo depois do jantar para saber se estão sendo bem atendidos e, sobretudo, para agradecer por sua presença.

Agradecimento depois da festa

Os convidados provavelmente investiram um bom tempo no casamento, além de gastar uma quantia considerável em presentes para o casal. Segundo Tutera, é de bom tom o casal enviar um cartão alguns dias depois do evento, de preferência escrito à mão ou decorado com o estilo da cerimônia, contando como se divertiram na festa e como cada um dos convidados ajudou a tornar esse dia inesquecível. Mas não vá escrever os cartões seguindo a lista de convidados e cometer a gafe de agradecer a presença de alguém que não pôde ir!

Comentários Ver mais comentários