Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em seu país, mas temos muitos outros para você aqui

Como aproveitar ao máximo espaços pequenos

Casa
Como aproveitar ao máximo espaços pequenos
Casa
Como aproveitar ao máximo espaços pequenos
Divulgação


Tomar a decisão de morar com outra pessoa envolve assumir novos desafios.

E quando se está mudando para um espaço menor, os desafios são maiores. Para isso não se tornar uma fonte de conflitos no relacionamento, confira algumas dicas para aproveitar os espaços da maneira mais eficiente.

1. Crie ambientes diferentes

A falta de espaço pode ser contornada com um pouco de criatividade. Em uma casa ou apartamento pequeno, você pode criar dois ambientes em um único cômodo. Uma ideia é colocar um armário pequeno, um biombo ou uma mesinha com sofá para dividir o ambiente. Para aproveitar o espaço ao máximo, pense nas atividades a que ele se destina – comer, ver TV, trabalhar – e reserve áreas apropriadas para cada uma delas. A escolha inteligente das tintas também pode ajudar na demarcação dos espaços.

Não pense que a falta de espaço exige móveis pequenos. É melhor ter alguns móveis maiores e mais ousados do que um monte de objetos pequenos atravancando a casa, que dão a sensação de que o cômodo é ainda menor.

Como aproveitar ao máximo espaços pequenos

Crédito: Divulgação/Andreia Alexandre

2. Evite a bagunça

Crie o hábito de guardar e organizar as coisas logo depois de usá-las – vale para louças, roupas, sapatos, etc – e pense em soluções de armazenamento inteligentes, com móveis que aproveitem bem o espaço reduzido, como estantes grandes e racks com espaço para CDs e DVDs. Com tudo guardado em seu devido lugar, você reduz a poluição visual e cria um lar bem mais aconchegante.

Aproveite para se desfazer do que não usa mais. Você pode vender móveis, objetos, roupas e outros pertences pela internet, em bazares e brechós, ou ainda doá-los a quem precisa.

3. Invista na iluminação

Uma boa entrada de luz natural pode fazer um espaço reduzido parecer muito maior do que realmente é.

Prefira cortinas que exponham totalmente as janelas quando abertas. Você também pode instalar espelhos em uma das paredes de um cômodo para que pareça mais espaçoso. Um espelho é suficiente, mas colocar dois, um na frente do outro, amplifica ainda mais o efeito. Nas paredes, prefira cores claras, que não absorvem a luz.

Como aproveitar ao máximo espaços pequenos

Crédito: Divulgação

4. Aproveite as paredes

Disfarçar espaços pequenos é só uma questão de percepção visual. Se o pé direito de seu apartamento ou casa é baixo, pendurar quadros ou fotos nos pontos mais altos das paredes pode ajudar, já que direciona o olhar para cima.

Além disso, as paredes têm muito espaço que você pode estar desperdiçando. Aproveite para criar novos espaços de armazenamento, instalando prateleiras ou estantes.

Pensar “na horizontal’ também tem suas vantagens: quanto mais despojada for o cômodo, maior parecerá o espaço. Uma boa ideia é remover uma parede que não tem nenhuma utilidade e bloqueia o campo de visão, ou substituir um móvel velho por um modelo com vidro.

5. Seja funcional

Organize os espaços de acordo com seus hábitos pessoais. Se você e seu companheiro nunca jantam na cozinha, por exemplo, retire a mesa e reutilize o espaço. Evite atravancar a passagem nas áreas de maior circulação.

Em cômodos pequenos, encostar todos os móveis nas paredes espaço, mas você não precisa radicalizar. Colocar um objeto no meio da sala, como uma mesa de centro, ajuda a criar um ambiente mais aconchegante.

Como você aproveita os espaços em sua casa? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo.

Comentários Ver mais comentários