Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em seu país, mas temos muitos outros para você aqui

Até recentemente, o banheiro era uma das dependências mais negligenciadas da casa, destinado apenas a atender às necessidades básicas de higiene pessoal. Hoje, no entanto, é considerado como um ambiente fundamental de descanso e criatividade. 

Uma pesquisa realizada pela empresa Hansgrohe revela que 72% das pessoas têm novas ideias durante o banho.

Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão interessadas em transformar o banheiro em um ambiente  elegante e acolhedor, como mostra a série “Irmãos à obra: compra e venda”.

Em cada episódio, os irmãos Drew e Jonathan Scott dão dicas de decoração e ensinam como transformar espaços com pequenas alterações e estratégias simples.  Se você está pensando em renovar seu banheiro, não perca estas dicas.

1. Como ampliar o ambiente

Um dos problemas mais comuns nas casas reformadas pelos irmãos Scott é a falta de espaço do banheiro. Antigamente, as casas não eram projetadas para criar um ambiente amplo e acolhedor para a higiene pessoal, e muitos banheiros são pequenos e pouco funcionais.

Era o caso de Schein e Mary, um dos casais que participaram da série e que todas as manhãs enfrentavam o desconforto de um banheiro apertado.  Se esse também é seu caso, veja o que Drew e Jonathan Scott recomendam:

Renove o banheiro com as dicas dos “irmãos à obra”

Crédito: DNI

Mude a cor dos móveis e das paredes 

A falta de espaço muitas vezes é apenas uma questão de percepção. Tons escuros fazem com que o espaço pareça menor; tons claros ajudam a ampliá-lo. Para renovar o banheiro de Schein e Mary, os especialistas decidiram usar um cinza bem claro nas parede, combinando-o com móveis, portas e acessórios na cor branca. O toque de cor foi obtido com um pequeno quadro em uma das paredes e um vaso de flores sobre o lavatório. 

Use móveis funcionais 

Os antigos armarinhos de banheiro caíram em desuso. Em espaços pequenos, é melhor instalar gabinetes que ocupem toda a área entre o lavatório e o piso. Se precisar de mais espaço, estantes de canto para guardar toalhas ou cestos de vime para os artigos de higiene pessoal são boas alternativas.

Renove o banheiro com as dicas dos “irmãos à obra”

Crédito: DNI

Escolha espelhos grandes 

Muito úteis quando o banheiro é usado por duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, também dão a impressão de que o espaço é maior e mais iluminado. Em ambientes pequenos, os espelhos devem ultrapassar a linha do gabinete e se estender ao longo da parede. 

Opte por um box transparente 

Além de muito elegante e moderno, o box transparente aumenta a sensação de amplitude. Em espaços apertados, use portas corrediças para evitar que a porta bata na pia ou no vaso. Instalar a banheira fora do box também é uma prática comum, como no banheiro de Jenn e JP, mostrado no episódio 11.

Renove o banheiro com as dicas dos “irmãos à obra”

Crédito: DNI

2. Dicas para dar mais charme 

Existem cada vez mais alternativas de design para o banheiro: com apenas alguns materiais e acessórios é possível criar um estilo elegante e personalizado. Você sabe como combinar cores e texturas? Veja algumas ideias dos irmãos Scott: 

Inclua mosaicos coloridos 

Além de evitar respingos e umidade, os mosaicos conferem um ar mais luxuoso ao ambiente. Esse revestimento pode ser aplicado nas paredes em torno do chuveiro, como Drew e Jonathan fazem no episódio 9. Visualizados através do box transparente, dão um toque de brilho e glamour ao banheiro. Esse tipo de material também pode ser aplicado no piso ou no revestimento da banheira. É importante não abusar e combiná-lo com texturas lisas e opacas. Para finalizar, prefira torneiras de aço inoxidável. 

Escolha a banheira certa 

Ela costuma ser o centro das atenções de qualquer banheiro. Além de funcional, deve ser proporcional ao tamanho do ambiente e combinar com a decoração. Há modelos de vários tipos, com designs tradicionais, modernos e minimalistas. Pense no estilo que deseja para o banheiro antes de escolher o modelo. 

Use acessórios com personalidade
Renove o banheiro com as dicas dos “irmãos à obra”

Crédito: DNI

Muitas vezes, o estilo da ambiente depende de pequenas decisões de decoração. No episódio 5, os irmãos Scott renovam o banheiro de David alterando apenas a cor da parede e do gabinete, e acrescentando alguns acessórios coloridos. 

Depois de retirar os tapetes do piso, eles combinam tons de marrom, branco, azul celeste e cinza claro. Um bonito banco minimalista, colocado sob o gabinete, e um vaso com muitas plantas ao lado do lavatório deram um toque de elegância. 

3. A importância da iluminação 

Uma boa iluminação é fundamental para um ambiente que não dispõe de muita luz natural. A área mais crítica é o espelho: instale lâmpadas nas paredes de cima e nas laterais, na altura dos olhos, para dar boa visibilidade ao rosto e evitar sombras. 

Uma boa opção é instalar luminárias embutidas e à prova de vapor acima do chuveiro e do vaso sanitário. Se o banheiro for grande, você também pode pendurar luminárias que combinem com a decoração.

Comentários Ver mais comentários