Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em seu país, mas temos muitos outros para você aqui

Trouxinha de Matula

 VIDEO • 00h 01m 

Neste programa, Manu e Lívia conhecem uma autêntica fazenda do Período Colonial, hoje transformada num lugar de visitação histórica: a Fazenda Babilônia, em Pirenópolis. Quem conduz nossos apresentadores por essa viagem no tempo é uma mulher que soube se impor num cenário predominantemente masculino: Dona Telma – herdeira da fazenda, cozinheira de mão cheia e pesquisadora da história e da culinária brasileiras. 

Depois de desbravarem a Babilônia e conhecerem os ingredientes típicos sertanejos, Lívia e Emmanuele provam um dos pratos favoritos de Dona Telma: sua matula de galinhada. Em seguida, é Manu que precisa esbanjar criatividade para fazer sua releitura deste tradicional prato goiano.

Matula de galinhada da Dona Telma

2 Galinhas caipiras
2 kg de Arroz Branco 
10 Espigas de Milho Verde Picado
250 ml de Banha de Porco
6 Dentes de Alho Amassado
2 Colheres de Chá de Açafrão da Terra
Pimenta de Cheiro e Sal à gosto
Palha de Milho para Embalar.

Um doid Feijao com arroz

Modo de preparo:

Dourar e cozinhar a galinha na banha de porco até ficar bem moreninho. Depois de cozida, deixar ela com caldo. ATENÇÃO: NÃO PODE DEIXAR O CALDO SECAR, porque é o caldo que dará a tonalidade do arroz. Coloque o milho picado nesse caldo para acabar de cozer. Depois disso, "afogar" (cozinhar) o arroz nesse caldo. Complete com água até cobrir o arroz e deixe ele cozinhar até ficar macio e soltinho. Se ainda estiver seco, acrescente um pouco mais de água mas não muito para não empapar.


A matula é um prato típico da Chapada do Veadeiros. Surgiu como um alimento prático dos peões, capaz de resistir por longas viagens, além de trazer muita sustância.
A receita de Dona Telma é feita com arroz de açafrão, galinha caipira e feijão tropeiro, tudo servido na folha de bananeira.
Arroz utilizado: Arroz Tipo 1 Camil
Feijão utilizado: Feijão Carioca