Content Not Available

Example Error Message

Seu gato pode viver até 30 anos

Família
Seu gato pode viver até 30 anos
Família
Seu gato pode viver até 30 anos
Thinkstock

Lindos e tranquilos, os gatos são a companhia ideal para o lar. Se você proporcionar os cuidados que eles precisam, esses carinhosos bichinhos lhe farão companhia por muitos anos.
Bom caçador

O gato é um felino carnívoro e, por instinto, caça roedores e pássaros. No mundo existem cerca de 50 raças de gatos domésticos, embora 80% dos bichos pertençam à raça comum europeia, com suas variações da cor vermelha, preta, branca ou tricolor.

O gato persa é mais pacífico, e o siamês se destaca como caçador e guardião. As raças angorá (de nariz achatado e pelo longo) ou o sagrado da Birmânia precisam de mais cuidados com o pelo. Quanto à escolha do sexo, machos e fêmeas têm as mesmas características de inteligência e, embora as fêmeas tenham a tendência de ser mais caseiras e os machos, mais independentes, a castração atenua essas diferenças.

Higiene e saúde

Um recipiente à disposição com água e outro com ração balanceada de boa qualidade é a dieta ideal. O gato vai comendo durante o dia a quantidade calórica de que necessita. Além disso, precisa ser vermifugado semestralmente e vacinado contra a raiva anualmente. 

Para proteger seu gato contra problemas no complexo respiratório, é aplicada a vacina tríplice viral felina. Em alguns países, também é comercializada a vacina contra a leucemia felina. Os gatos não têm carrapatos, mas têm pulgas; para eliminá-las, você precisa aplicar algum produto específico e fumigar a caminha e as áreas da casa onde ele costuma ficar. Água com vinagre no piso da casa também ajuda.

Longa vida

A castração tem muitas vantagens para esses bichinhos. Um dos motivos é que as viroses são transmitidas sexualmente ou através do sangue. O contágio acontece nas brigas ou acasalamentos e, como o animal castrado perde interesse sexual, ele acaba também ficando afastado de brigas, que geralmente têm como razão a disputa por parceiros.

Além disso, uma fêmea castrada entre os seis e oito meses de idade diminui em 99% a chance de contrair tumores mamários, além de evitar tumores uterinos, infecções e problemas de diabetes. É melhor castrar os machos com cerca de um ano de idade, para permitir o desenvolvimento sexual e evitar futuros problemas na uretra.

A expectativa média de vida de um gato é de 12 a 15 anos, mas com os cuidados adequados, os felinos podem viver bem mais: “Hoje em dia, um mascote bem alimentado, castrado e vacinado corretamente pode chegar a viver até 30 anos”, afirma o veterinário Diego Farjat, que tem um gato dessa idade entre seus pacientes.

Cuide bem dele, e seu bichinho vai ficar ao seu lado por muito tempo!

Comentários Ver mais comentários