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Conselhos para uma menopausa natural

Nutrição e Dietas
Conselhos para uma menopausa natural
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Conselhos para uma menopausa natural
Thinkstock

Aprenda importantes e valiosas dicas para ter uma menopausa natural, seguindo uma dieta alimentar saudável.

Dieta

  • Adote uma dieta que contenha 50% de alimentos crus
  • Reduza a ingestão de sal, porque ele provoca a retenção de líquidos e também aumenta a excreção de cálcio na urina.
  • Inclua brócolis, algas marinhas, salmão, sardinha e peixes brancos em sua dieta.
  • Tome iogurte de baixas calorias.
  • Beba dois litros de água por dia para manter-se hidratada.
  • Evite os produtos de origem animal e laticínios (exceto o iogurte), porque esses alimentos agravam as ondas de calor e são fatores que contribuem para a perda de cálcio dos ossos.
  • Evite o álcool, as comidas condimentadas, sopas e bebidas quentes. As bebidas quentes provocam ondas de calor e o açúcar pode agravar as mudanças de humor.

Suplementos nutricionais

  • A vitamina E reduz vários sintomas, especialmente as ondas de calor.
  • Os comprimidos de lecitina auxiliam no funcionamento da vitamina E, portanto também reduzem as ondas de calor.
  • O óleo de prímula (Oenothera biennis) e a semente de groselha são importantes para a produção de estrógeno, combatem as ondas de calor e também têm propriedades analgésicas.
  • O óleo de linho é bom para reduzir as ondas de calor e a secura vaginal.
  • A vitamina B5, também conhecida como a vitamina antiestresse, melhora a circulação.

Sugestões herbais

  • A sálvia parece diminuir a produção de suor, portanto é recomendada para as mulheres que transpiram muito como consequência das ondas de calor
  • O aloe vera e o pó de olmo são usados para aliviar a secura vaginal. Misture-os até formar uma pasta com consistência semelhante à pasta de dente. Aplique-a na vagina à noite.
  • A damiana é considerada afrodisíaca desde a Antiguidade, e tem sido utilizada no tratamento de vários distúrbios sexuais.
  • O funcho (erva-doce), o alcaçuz, a raiz de falso-unicórnio, o inhame mexicano e a framboesa são estimulantes do estrógeno. Tome cuidado para não usar o alcaçuz por mais de sete dias seguidos e não use sálvia caso sofra de algum tipo de apoplexia.
  • As raízes de camomila e valeriana ajudam a relaxar o corpo. Você pode usá-las se tiver dificuldade para dormir.

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