Conteúdo não disponível

Desculpe, este conteúdo não está disponível em seu país, mas temos muitos outros para você aqui

Sem gordura contra fadiga

Saúde
Sem gordura contra fadiga
Saúde
Sem gordura contra fadiga
Thinkstock

Você morre de vontade de tirar uma soneca depois do almoço? Talvez seja melhor trocar as batatas fritas industrializadas por uma batata de verdade.

Um novo estudo confirma que a ingestão excessiva de alimentos gordurosos está associada a índices mais elevados de sonolência. Já o consumo de carboidratos gera o efeito contrário, aumentando o estado de alerta.

Participaram do estudo 31 adultos saudáveis, que passaram quatro noites em um laboratório do sono. Os pesquisadores monitoraram suas refeições e testaram a sonolência com um procedimento chamado Teste Múltiplo de Latência de Sono, que usa eletrodos para medir ondas cerebrais, movimentos oculares e outros indicadores.

Estudos anteriores encontraram a mesma associação entre a dieta e os níveis de cansaço em relatos subjetivos. O novo estudo é o primeiro a fornecer evidências objetivas de que as dietas ricas em gordura aumentam ainda mais a preguiça no meio da tarde.

“A sonolência diurna excessiva e a fadiga são muito comuns no mundo moderno, e estão em ascensão”, afirma o psiquiatra Alexandros Vgontzas, da Faculdade de Medicina de Penn State, em um comunicado à imprensa.

“Uma dieta rica em gordura reduz acentuadamente o estado de alerta , o que pode gerar um impacto na capacidade do indivíduo de reagir com prontidão e afetar a segurança pública”, enfatiza o médico.

Comentários Ver mais comentários